Com 272 folhas e anexos que tratam de cooperação internacional e projeto de lei sobre crime organizado, o livro discorre sobre a manifestação do crime organizado, suas formas de atuação, os instrumentos de prevenção, controle e repressão, principalmente a entrega controlada (não-atuação policial imediata), e a Convenção de Palermo com sua integração ao cenário nacional que visa disciplinar uniformemente, entre seus 147 países signatários, formas de confisco de bens, cooperação jurídica internacional, extradição e repressão ao crime organizado transnacional.
O livro é prefaciado pelo Diretor-Geral da Abin e ex-Diretor-Geral da Polícia Federal, Dr. Paulo Lacerda, com nota de apresentação do Desembargador Federal Vladimir Passos, ex-Presidente do TRF da 4ª Região e quarta capa do especialista em segurança pública George Felipe de L. Dantas.
Segundo o autor, este livro é uma conquista pessoal e uma forma de preservação do conhecimento adquirido em cursos, leituras e aulas assistidas e ministradas. A princípio, não foi concebido como uma ferramenta para a segurança pública. Contudo, por via reflexa, a obra pode contribuir, modestamente, para fixar alguns conceitos básicos na prevenção, controle e repressão da criminalidade, especialmente a organizada e transnacional de grande potencial ofensivo.
Dados do livro: GOMES, Rodrigo Carneiro. O crime organizado na visão da Convenção de Palermo. 1a edição. Belo Horizonte: Del Rey, 2008, 272 f. ISBN 9788573089349.
Nenhum comentário:
Postar um comentário