O pensador Michel Foucault (1926-1984), na transversal entre a filosofia e a história, dedicou-se a uma vasta gama de temáticas, o que faz com que sua obra e os assuntos nela inspirados interessem a diversos campos de saberes e práticas. A influência de seu pensamento é cada vez mais crescente nos últimos anos, nas mais variadas áreas, oferecendo diferentes perspectivas para se enxergar o homem, a sociedade, o mundo. Seu olhar se desloca daquilo que é tido como nuclear, essencial, central e põe em evidência as bordas, as margens, os desvios, os descaminhos, fazendo emergir novos contornos que delineiam a vida social.
Ao longo de sua vasta e provocadora obra, a partir da invenção de novos conceitos e noções, produziu diferentes maneiras de se apreender os processos históricos, as racionalidades, as instituições, o presente, a ética, a vida e o próprio pensamento, estabelecendo suspeições acerca das explicações normalizadoras e estabilizadas, sobretudo problematizando o regime de verdade que tradicionalmente alicerçou as relações sociais.
Os deslocamentos que suas análises provocam, rompem fronteiras, cruzam espaços, esboçam trilhas, abrem outros caminhos, descortinam horizontes que significam a possibilidade de novas formas de problematização e de visibilidade do funcionamento da maquinaria social. Esses espaços, caminhos e horizontes se desenham no entrecruzamento de linhas, que fogem às vias principais e essenciais, às linearidades transcendentais. Desembocam em transversalidades, em pontos vicinais que conectam sentidos e permitem a percepção da constituição de subjetividades, tanto individuais como socais, como invenções interessadas, construções históricas.
As possibilidades de interfaces, de conexões entre diferentes campos de saber, tendo como ferramenta operativa conceitos e noções do pensamento foucaultiano, são as mais variadas, podendo provocar ainda tantas outras. O propósito deste I Colóquio Foucault: Educação, Filosofia, História - Transversais , iniciativa conjunta dos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE), em Filosofia (PPGF) e em História (PPGHIS), da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) - vinculados, respectivamente, à Faculdade de Educação (FACED), à Faculdade de Artes, Filosofia e Ciências Sociais (FAFICS) e ao Instituto de História (INHIS) - é estabelecer uma discussão de diferentes transversalidades a partir do pensamento de Foucault, entre essas três áreas, especialmente, mas ao mesmo tempo, não se detendo nos limites disciplinares interpostos por cada uma.
As possibilidades de interfaces, de conexões entre diferentes campos de saber, tendo como ferramenta operativa conceitos e noções do pensamento foucaultiano, são as mais variadas, podendo provocar ainda tantas outras. O propósito deste I Colóquio Foucault: Educação, Filosofia, História - Transversais , iniciativa conjunta dos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE), em Filosofia (PPGF) e em História (PPGHIS), da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) - vinculados, respectivamente, à Faculdade de Educação (FACED), à Faculdade de Artes, Filosofia e Ciências Sociais (FAFICS) e ao Instituto de História (INHIS) - é estabelecer uma discussão de diferentes transversalidades a partir do pensamento de Foucault, entre essas três áreas, especialmente, mas ao mesmo tempo, não se detendo nos limites disciplinares interpostos por cada uma.
Dessa forma, o Colóquio pretende se constituir num espaço propício para fomentar o debate instaurado em torno de problematizações e temáticas suscitadas pelo vasto legado deixado por Foucault, como também para a apresentação e divulgação de resultados de estudos e pesquisas, favorecendo o intercâmbio entre diferentes profissionais.
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