sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Aula de Pós-graduação em Criminologia na FADIVALE - Governador Valadares - 23, 24 e 25.11.07.

Foto 1: Abertura com o tema "O que é a Criminologia?"
Foto2: Subtenente PM Danilo e seu grupo apresentam trabalho sobre a "criminologia crítica".



Foi com grande satisfação que ministrei um módulo de Criminologia (16 horas) no período de 23 a 25 de novembro de 2007 na FADIVALE - Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce, Governador Valadares (MG).

Agradeço a indicação do Professor Márcio Hubner Destro e a boa receptividade da turma de alunos, a maioria composta por advogados, policiais e serventuários da justiça. Entre os alunos que se destacaram posso citar o Dr. Bruno Herdi, o qual demonstrou muito conhecimento sobre Direito Penal.

quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Livro "Resumo de Criminologia" chega à segunda edição.


A presente obra se destaca por ocupar um espaço próprio e importante para aqueles que se interessam pelo estudo da Criminologia e das ciências criminais em geral.

Essa obra tem seu objeto de estudo direcionado para temas como a evolução histórica do instituto, o delito, o delinqüente, a vítima, o controle social e suas principais correntes teóricas.Entre as qualidades da obra, podemos citar de pronto a primeira: a objetividade nas explicações, didática e clareza nos exemplos.

A obra é propícia, portanto, para quem deseja ter uma leitura rápida, sucinta, porém ao mesmo tempo clara e segura. De acordo com o seu título, trata-se de um resumo de criminologia, interessando àqueles que desejam ter um primeiro contato com os fundamentos teóricos da criminologia, seu conceito, método, objeto e funções.

Trata-se de obra de indiscutível utilidade para o estudioso da matéria, para o operador do Direito e para aqueles que desejam se envolver com temas enfrentados pelas ciências criminais da atualidade. Indicada para concursos públicos.

2ª EDIÇÃO, REVISTA E ATUALIZADA ATÉ 01/08/2007.
Para adquirir esta obra:
(A Livraria Saraiva envia para todo Brasil)

quinta-feira, 15 de novembro de 2007

O Professor Lélio Braga Calhau recomenda a leitura desta obra de Criminologia.

Criminologia Clínica e Psicologia Criminal
Autor: Alvino Augusto de Sá
208 páginas
Acabamento: Brochura ISBN: 978-85-203-3110-1
Editora: Revista dos Tribunais
Ano de publicação: 2007
Categoria: Direito Penal

A Criminologia Clínica e a Psicologia Criminal focalizam três questões: a conduta criminosa e a pessoa que a praticou o cárcere e suas vicissitudes e as estratégias de intervenção para a reinserção do apenado no convívio social.Quanto à primeira questão, o autor dá à violência um enfoque psicanalítico e traz algumas considerações da teoria dos arquétipos. Faz, ainda, uma leitura da conduta criminosa com reflexões sobre a associação entre delinqüência e conflito emocional.A situação carcerária recebe exame sob o ângulo da prisionização - a vulnerabilidade do interno perante a sociedade e o sistema punitivo. É explorada, também, a influência da arquitetura carcerária sobre a mente do preso.Para a reintegração social do encarcerado, defende a idéia de que o intercâmbio entre cárcere e academia, se realizado no âmbito da transdisciplinaridade, constitui uma de suas soluções. É abordada, ainda, a questão da avaliação dos internos (exame criminológico, parecer da Comissão Técnica de Classificação - CTC e exame de personalidade), que retorna às práticas penitenciárias para a instrução dos pedidos de benefícios legais.

Foto da banca de doutorado em Criminologia do Professor Cláudio Guimarães - São Luís(MA)

Defesa da tese de doutorado de Cláudio Guimarães - 21 de novembro de 2006 (SC) - Da esquerda para direita, Prof. Dr. Nilo Batista; Profª Drª Vera Malaguti Batista; Profª Drª Ana Lúcia Sabadell; Prof. Dr. Cláudio Guimarães; Profª Drª Vera Regina Pereira de Andrade; Prof. Dr. Paulo Brandão, Prof. Dr. Arno Dal Ri Jr.

quarta-feira, 14 de novembro de 2007

quarta-feira, 7 de novembro de 2007

22/11/2007 - Mesa de Estudos e Debates do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais discute a autocolocação da vítima em risco

22/11/2007 - Mesa de Estudos e Debates do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais discute a autocolocação da vítima em risco
No próximo dia 22/11/07 (quinta-feira) o IBCCRIM discutirá em sua Mesa de Estudos e Debates assuntos relativos à vítima e o meio ambiente, entre eles a importância dela no processo fenomenológico do crime, a vitimodogmática, o consentimento do ofendido e a sua repercussão no direito penal moderno.
Os expositores do tema são Alessandra Orcesi Pedro Greco (Doutora em Direito Penal pela Usp, Mestre em Direito Penal pela Universidade Mackenzie, Coordenadora do Curso de Especialização em Direito Penal e Processo Penal na Escola Paulista de Direito e ex-Delegada de Polícia do Estado de São Paulo) e Spencer Toth Sydow (Professor formado pela PUC, mestrado pela USP e Advogado).
A participação é gratuita, as vagas são limitadas a 40 participantes e as inscrições podem ser feitas através do site www.ibccrim.org.br ou pelo telefone (011) 3105-4607 ramal 144.
O IBCCRIM fica na Rua 11 de Agosto, 52 - 2° andar - Centro (próximo à estação Sé do metrô)
--------------------------------------------------Fonte: Comunicação IBCCRIMEvento: Mesa de Estudos e DebatesPromoção: Instituto Brasileiro de Ciências Criminais - IBCCRIMData: 22 de novembro de 2007Horário: Das 10h00 às 12h00Local: Auditório do IBCCRIMEndereço: 11 de Agosto, 52 - 2° andar - Centro - São Paulo, SPValores: GratuitoInscrições: www.ibccrim.org.br/ Informações: mesas@ibccrim.org.br / (11) 3105-4607 Ramal: 144

terça-feira, 6 de novembro de 2007

Criminólogo Jésus Trindade Barreto Júnior preside painel no I Seminário Internacional de Justiça Restaurativa - BH(MG)


O Criminólogo Jésus Trindade Barreto Júnior (3o. da esquerda para a direita) preside painel no I Seminário Internacional de Justiça Restaurativa - Escola Superior Dom Helder Câmara - BH(MG) - 05.11.07. O Professor Jésus ocupa reconhecidamente posição de destaque na Criminologia brasileira.

Professor Lélio Braga Calhau irá proferir palestra no dia 09.11.07 em São Luís do Maranhão.


CENTRO UNIVERSITÁRIO DO MARANHÃO – UNICEUMA
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO
COORDENADORIA DOS CURSOS DE CIENCIAS HUMANAS E SOCIAIS
COORDENADORIA DO CURSO DE DIREITO

XIV JORNADA ACADÊMICA DO CURSO DE DIREITO

Qual Democracia?
direitos fundamentais e luta social no Brasil contemporâneo

07 a 09 de novembro de 2007
São Luís (Maranhão)
CONFERÊNCIA (Prof. Lélio) – Dia 09.11.07 - 15 h 50 min. (Espaço Renascença)

Democracia e narcotráfico: o que significa a descriminalização das drogas no Brasil dos nossos dias?

Conferencista:
Prof. Me. Lélio Braga Calhau
Mestre em Direito do Estado e Cidadania pela Universidade Gama Filho (RJ)
Pós-Graduado em Direito Penal pela Universidade de Salamanca (Espanha).
Professor de Direito Penal da UNIVALE - Universidade do Vale do Rio Doce (Governador Valadares/MG)
Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado de Minas Gerais.
Conselheiro do ICP - Instituto de Ciências Penais do Estado de Minas Gerais.
Debatedores:
Prof. Dr. Cláudio Alberto Gabriel Guimarães
Doutor em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Doutor em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Mestre em Direitopela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Especialista em Magistério Superior pelo Centro Universitário do Maranhão (UniCEUMA)
Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado do Maranhão
Professor do Centro Universitário do Maranhão (UniCEUMA), da Escola Superior do Ministério Público dos Estados do Maranhão e de Santa Catarina

Prof. Me. Márcio Aleandro Teixeira
Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
Coordenador do Núcleo de Estudos do Estado, Segurança Pública e Sociedade – NEESS
Professor do Centro Universitário do Maranhão (UniCEUMA)

Mediador:
Bel. Manoel Ferreira Ramos
Bacharel em Jornalismo pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
Graduando em Direito pelo Centro Universitário do Maranhão (UniCEUMA)
Membro do Núcleo de Estudos do Estado Segurança Pública e Sociedade (NEESS)

SESSÃO DE LANÇAMENTO DE LIVRO "Resumo de Criminologa , 2a edição"
18 h (Espaço Renascença)

Professor Lélio Braga Calhau ministra aula no Curso de Pós-graduação em Direito Penal da Escola Superior de Advocacia do Estado de São Paulo (OAB-SP).


sábado, 3 de novembro de 2007

Pedro Scuro Neto profere o primeiro painel no Seminário Internacional de Justiça Restaurativa (BH, novembro de 2007)

Pedro Scuro Neto é sociólogo. É Ph.D. (doutor em ciências) pelo Departamento de Sociologia e Políticas Sociais, da Universidade de Leeds (Inglaterra), e Mestre em ciências sociais (Praga, ex-Tchecoslováquia). Professor de Sociologia Jurídica, Ciência Política e Teoria do Estado), e Metodologia do Ensino, em cursos de graduação e pós-graduação no Brasil e no exterior (Inglaterra, China e Estados Unidos).Foi diretor do Centro Talcott de Direito e Justiça (São Paulo), coordena programas de pesquisa baseados em experimentos sociais sobre justiça e segurança pública. Atua também como consultor em pesquisas sociais e política criminal internacional para governo da República Popular da China, Ministério da Justiça dos Estados Unidos, Universidade de Georgetown (EUA), Universidade do Chile, Instituto de Estudos de Segurança da África do Sul, Instituto de Política Criminal da Procuradoria-Geral da Suprema Corte de Justiça da Província de Buenos Aires, Argentina, e Escola Superior da Magistratura do Rio Grande do Sul.Para uma síntese de suas obras e projetos veja o site preparado pelo International Centre for Justice and Reconciliation (Washington).
Irei presidir este painel com muito honra. Conheci o Dr. Pedro Scuro em 2002 em minhas andanças pelo país nos debates criminológicos. É autor de vários livros interessantes sobre os temas Violência, Justiça etc.