domingo, 31 de outubro de 2010

Dica do Blog.




O objetivo desta obra é abordar as principais alterações promovidas na legislação pátria pela Lei 12.015/09, propiciando aos estudantes e operadores do Direito um material elucidativo para uma melhor interpretação e aplicação da lei, bem como dotado de uma visão crítica dos novos dispositivos que passam a integrar o arcabouço normativo brasileiro.
Assim sendo, foram selecionados temas considerados relevantes e polêmicos, os quais serão desenvolvidos em tópicos específicos, ora comentando as inovações de um tipo penal específico, ora desenvolvendo a análise de um determinado instituto ou o estudo conjunto de tipos penais que apresentam alguma ligação ou semelhança que justifique a abordagem unificada por questões didáticas, visando um exercício de distinção entre as condutas criminosas estudadas.

sábado, 30 de outubro de 2010

Porto Alegre: capital brasileira da Criminologia ?


Estaria Porto Alegre (RS) se tornando a "capital brasileira da Criminologia"?

Creio que sim.

Não há dúvida que a força do eixo São Paulo - Rio de Janeiro na Criminologia é ainda muito grande. Todavia, observem a qualidade e quantidade de pesquisas, eventos, idéias novas que vem surgindo dos criminólogos de Porto Alegre (RS) nos últimos cinco anos.

Porto Alegre (RS) se firma hoje com uma das principais referências do país na Criminologia e, quem sabe, em breve, será a maior referência do Brasil pelo volume e qualidade da produção científica criminológica.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

CFP realiza Fórum Nacional para retomar debate sobre a atuação do psicólogo no sistema prisional e sobre a Resolução CFP 09/2010


O Conselho Federal de Psicologia organiza o Fórum Nacional: Desafios para a Resolução sobre a atuação do psicólogo no sistema prisional, nos dias 19 e 20 de novembro de 2010, em São Paulo.

O objetivo é retomar os debates sobre a atuação do psicólogo no sistema prisional, intensificados após a publicação da Resolução nº 009/2010 e sua posterior suspensão, pelo prazo de seis meses, a partir de 02 de setembro de 2010.

A suspensão temporária permitirá a retomada deste debate tão importante para a profissão. Por isso, o CFP convida todas as psicólogas e psicólogos envolvidos com o tema a participar do Fórum Nacional e a trazer, consigo, suas redes de relação, de forma a ampliar este debate para toda a sociedade.

A conferência de abertura “Relações Históricas da Psicologia com o Sistema Prisional” será realizada pela juíza de direito aposentada do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Maria Lúcia Karam, que é membro da Law Enforcement Against Prohibition – LEAP da International Federation of Women Lawyers – FIDA do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais – IBCCrim e do Instituto Carioca de Criminologia.

Mais informações e a programação completa estarão disponíveis no hotsite do evento (
http://sistemaprisional.pol.org.br), que estará no ar em breve.  
Acompanhe o seminário em www.pol.org.br.

Fonte: CFP.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Dica de leitura do blog: Papel dos Atores do Sistema Penal na Era do Punitivismo (O Exemplo Privilegiado da Aplicação da Pena)

Col. Criminologias: Discursos para a Academia



ISBN: 9788537508701

Autor(es): Carvalho, Salo de
Editora: Lumen Juris

Descrição

A série “CriminologiaS: Discursos para a Academia" inaugura seus trabalhos com a publicação de cinco dissertações representativas dessa dupla vertente de estudos criminológicos, em diálogo com o Direito, a Filosofia, a Psicanálise e as Ciências Sociais.

Em conjunto com as publicações dos coordenadores da coleção Rodrigo Ghiringhelli de Azevedo (sociologia e justiça penal: teoria e prática dos estudos sociocriminólogicos) e Salo de Carvalho (O papel dos autores do sistema penal na era do punitivismo: o exemplo privilegiado da aplicação da penal -, a série inaugural de CriminologiaS: Discursos para a Academia reforça o papel da academia na construção de um sólido saber crítico. (...)

O projeto CriminologiaS: Discursos para a Academia está vinculado formalmente ao Departamento de Ciências Penais da UFRGS e ao Departamento de Direito Penal e Direito processual Penal da PUCRS. No entanto, apesar do localismo da coordenação, o conselho editorial foi formado de maneira a dar representatividade nacional e abrangência transdisciplinar, não limitando o projeto à determinada região ou a campo de investigação.

Fundamental, pois, o apoio da Editora Lumen Juris, que vem apostando na divulgação de trabalhos com características distintas daqueles que habitam a grande imprensa editorial na área das humanidades, sobretudo no campo do Direito.

Assim, a aposta é que a série CriminologiaS: Discursos para a Academia atinja uma grande parcela de leitores descontentes com o marasmo editorial brasileiro e ansiosos para receber conteúdo acadêmico de qualidade, em oposição à lógica manualesca que vem preponderando no mercado.”

Características

Ano: 2010
Edição: 1
Páginas: 290
Dimensões: 14X21

domingo, 17 de outubro de 2010

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Resumo de Criminologia 5ª edição está esgotado.

Prezados, o livro "Resumo de Criminologia", 5ª edição" está esgotado. Estou atualizando a obra, mas uma nova edição sairá somente em 2011.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010