domingo, 30 de janeiro de 2011

Resumo de Criminologia (6ª edição), RJ, Editora Impetus, 2011 (Nas principais livrarias a partir de 18 de fevereiro de 2011)

domingo, 23 de janeiro de 2011

2º Congresso Internacional de Ciências Criminais - PUC-RS - 06 a 08 de abril de 2011.

O 2º Congresso Internacional de Ciências Criminais - Criminologia e Sistemas Jurídico-Penais Contemporâneos, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Criminais – PPGCCrim – da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS –, apresenta-se ao público acadêmico e profissional como o segundo evento de um projeto em desenvolvimento no âmbito do referido Programa de Pós-Graduação, voltado a fomentar o diálogo e a troca de experiências e de conhecimentos científicos, no caso, das ciências jurídico-penais, através do intercâmbio nacional e internacional entre os mais variados e reconhecidos investigadores e cientistas do meio jurídico e de áreas afins às ciências criminais.

     O Programa de Pós-Graduação em Ciências Criminais da PUCRS, após mais de dez anos de existência e mais de 170 mestres formados, além de doutores em formação, está consolidado atualmente como referência nacional e internacional no estudo de excelência das ciências criminais, notadamente pela sua proposta de examinar a violência em sua forma mais ampla, não apenas sob a ótica do Direito, mas, também, pela interface com outros campos de conhecimento das humanidades e da psiquiatria. Advém, daí, a abertura e o ótimo relacionamento mantido pelo Programa com reconhecidas instituições de ensino superior do Brasil e do exterior, dentre as quais, exemplificativamente, merecem menção a Universidade de Coimbra – Portugal e a Universidade Complutense de Madrid – Espanha.

     Pautado nessa harmoniosa relação, e ciente de suas responsabilidades frente ao momento de transformação e atualização dos sistemas jurídico-penais, que se apresenta como característica da sociedade contemporânea, o PPGCCrim pretende fomentar a troca de experiência entre pesquisadores europeus e latino-americanos, trazendo ao público acadêmico e profissional brasileiro as perspectivas e tendências da Criminologia, do Direito Penal e do Direito Processual Penal para o milênio que se apresenta.

Faça sua inscrição no site do evento: http://www.pucrs.br/eventos/cienciascriminais/?p=apresentacao 

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Uma homenagem - Prof. Roberto Jório (UNIVALE)


O ano de 2011 conclui uma etapa nova em minha vida. Encerrarei em dezembro um ciclo, pois entrei no penúltimo período (9º) do curso de graduação em psicologia pela UNIVALE. Minha visão de mundo hoje é outra.

Entrei no curso por causa da Criminologia, mas o crescimento pessoal foi (com certeza) o maior ganho que pude ter com essa experiência. Meu amigo e orientador Roberto Jório, professor de psicologia jurídica, me apoiou em todos as parcerias que o MP fez com o curso de Psicologia.

 Discutimos muitas coisas: sistema prisional, o filme "prisioneiro da grade de ferro", assassinos seriais (serial killers), filme "Monster", pedofilia, sociopatia etc.

Grande Jório, esse agradecimento aqui vai para você, meu parceiro e amigo.