domingo, 5 de abril de 2009

Concurso de Investigador de Polícia - Polícia Civil de São Paulo (2009)
----- Original Message -----
From:
EVANDRO .......
Sent: Friday, April 03, 2009 2:07 PM
Subject: prova escrita investigador SP.
Olá Dr. Lélio, é um prazer " falar" com o sr. novamente. Na semana passada fui fazer a prova escrita de investigador de polícia de SP, caiu uma questão de criminologia e como estou ansioso resolvi pedir a sua opinião sobre a minha resposta... a questão vale de 0 a 20 pontos. Quantos o sr. acha que eles me darão?
1- Por que se afirma que houve uma ampliação do objeto de estudo da Criminologia moderna em relação às concepções criminológicas tradicionais?
Respondi: Porque, inicialmente, as escolas Clássica e Positivista focavam seus estudos basicamente no delito e no delinquente, baseados no método lógico e dedutivo ( Escola Clássica) e no método empírico e indutivo
( Escola Positivista). Foi a partir do positivismo sociológico de Enrico Ferri, que invocou o meio social como um dos fatores da delinquência, que a criminologia foi ganhando os moldes atuais de estudo. Portanto, a criminologia moderna ampliou seus objetos de estudo dando ênfase ao Controle Social e a Vítima, estudando o crime em seu aspecto biopsicossocial com o método empírico – indutivo e interdisciplinar.
Ninguém melhor que o sr. para falar sobre o assunto.
fico no aguardo. Obrigado dr, Evandro.

Professor Lélio responde: Sua resposta ficou boa. Eu adicionaria a explicação sobre como se procedeu isso. No início houve uma substituição do objeto de estudo, depois houve uma ampliação. Seria interessante adicionar ainda quando surgiu a introdução do estudo do controle social e da vítima.
A 4ª edição do meu resumo de Criminologia está perfeitamente adaptada para os concursos da Polícia Civil de São Paulo. Espero que possa ser útil. Li alguns elogios para o meu livro na internet, mas não o leia "apenas em um fim de semana". Ele pode ser lido rapidamente, mas o candidato deve procurar qualidade na leitura e melhorar a capacidade de retenção nas respostas. Leia uma vez. Depois leia de novo e marques os pontos mais interessantes. Criminologia não é um "bicho de sete cabeças". Faça, ainda, um pequeno resumo.

3 comentários:

fabioataide disse...

Prof
Publique no meu blog uma resenha sobre o seu livro Resumo de Criminologia.
Abraços

Anônimo disse...

obrigado, stella

Anônimo disse...

brigadu, Jó

Powered By Blogger