segunda-feira, 28 de junho de 2010

Por que a operação "bate cela" não é filmada no sistema prisional brasileiro ?


O "bate cela" é o nome que se dá no sistema prisional para a operação de fiscalização das celas de presos. Nessa operação agentes ingressam dentro da cela do interno e fiscalizam seu interior com o intuito de descobrirem possíveis armas, drogas ou outro material proibido.

Os "bate cela" são operações corriqueiras e necessárias para a manutenção da segurança do presídio, mas questiona-se o motivo dessas operações não serem gravadas com filmadoras no Brasil.

Diversos prisioneiros reclamam Brasil afora de abusos por parte de agentes prisionais em algumas dessas operações. Ora utilizando de violência contra sua pessoa, ora quebrando sem necessidade objetos pessoais dos internos.

Se essas operações fossem totalmente gravadas em vídeo poderiam ser melhor fiscalizadas e aperfeiçoadas.

Haveria condições de uma melhor fiscalização por parte das autoridades (internas e externas) da legalidade da operação e a conduta profissional dos agentes seria preservada, pois haveria melhores condições (e com mais rapidez) de se apurar se houve ou não falha por parte dos agentes, determinando-se o arquivamento de acusações infundadas por parte de internos.

Hoje, fica-se apenas com a prova testemunhal (vi, não vi etc) que é insuficiente, a meu ver, para a melhor apuração desses fatos.

Um comentário:

Anônimo disse...

Prof, ou dizem que não precisa ou que não tem dinheiro, é sempre asism, Robson, itu (SP).

Powered By Blogger