sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Ministério Público de Minas Gerais lança cartilha: Navegar com Segurança

Procurador -geral de Justiça Alceu Torres, Promotor Joaquim Miranda e representante da PM na solenidade. Foto de Alex Lanza.

Lançada na manhã dessa terça-feira, 10, na sede da Associação Mineira do Ministério Público (AMMP), a cartilha “Navegar com Segurança”, elaborada pela Promotoria Estadual de combate aos Crimes Cibernéticos.

O lançamento do material fez parte das atividades do Safer Internet Day (Dia da Internet Segura). A cartilha foi distribuída durante o evento aos presentes e está à disposição de toda a sociedade no portal www.mp.mg.gov.br/crimedigital.
O procurador-geral de Justiça, Alceu José Torres Marques; o promotor de Justiça Adílson Oliveira Nascimento (assessor da corregedoria-geral do MP); o diretor do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), promotor de Justiça Gregório Assagra de Almeida; a coordenadora da Promotoria Estadual de Combate aos Crimes Cibernéticos, promotora de Justiça Vanessa Fusco Nogueira Simões; o coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias Criminais e de Execução Penal, do Tribunal do Júri e da Auditoria Militar (Caocrim), promotor de Justiça Joaquim José Miranda Júnior, e a capitão da Polícia Militar, Lurdes Bernadete fizeram parte da mesa que conduziu os trabalhos.
De acordo com a promotora de Justiça Vanessa Fusco, o objetivo do material é levar aos pais conselhos úteis para a navegação segura de seus filhos na internet. A elaboração da cartilha teve em consideração os casos concretos em trâmite na Promotoria Estadual de Combate aos Crimes Cibernéticos.

Vanessa Fusco explica que os crimes mais comuns na internet são estelionato, incitação pública à prática de crime (apologia), pedofilia e crimes contra a honra, como calúnia, injúria e difamação.
Segundo o procurador-geral de Justiça, Alceu José Torres Marques, a internet é meio muito dinâmico e veloz, e o Direito não consegue acompanhar e tratar dos problemas que surgem nesse meio. A cartilha é uma forma de minimizar essa situação, orientando a sociedade para que possa utilizar a internet de foram segura.
INTERNET SEGURA
O Dia da Internet Segura é uma iniciativa anual da Insafe, uma rede de organizações patrocinada pelo programa Safer Internet Plus, da Comissão Européia. O objetivo é promover o uso ético e seguro da internet e outras tecnologias, por meio da difusão de informações, recursos e guias de boas práticas. Foram realizadas atividades educativas e de prevenção em 65 países.

Nenhum comentário:

Powered By Blogger