segunda-feira, 9 de março de 2009

Foto: Policiais da NYPD abordam suspeito em Times Squares - NY.
Polícia de Nova York garante eficiente segurança para a população
Estive recentemente em Nova York (EUA), uma megalópole modelo de segurança, e pude comprovar o excelente trabalho realizado na segurança pública pelas autoridades locais.
Basicamente, pude observar que tanto no quesito segurança objetiva (nunca vi tanta polícia junta na rua ), como no segurança subjetiva (a sensação de poder se deslocar em via pública sem ter medo de ser vítima de um crime violento) o trabalho tem dado certo.
Conversei com diversos policiais que se demonstraram atenciosos para prestar informações aos turistas, vi que os mesmos estavam sempre presentes e bem posicionados em via pública, muito policiamento a pé, policiais em locais mais elevados (com excelente visão da multidão), camêras de segurança por toda Manhattan etc.
Caminhar do Time Squares à Rua 57 (nas proximidades do Central Park) por volta da meia noite, numa cidade com milhões de habitantes, com o risco mínimo de ser assaltado é algo surpreendente e maravilhoso. As pessoas transitavam na rua e andavam pelos metrôs sem grandes preocupações.
Temos muito que aprender, com os acertos e erros da NYPD, mas uma coisa é certa: havendo vontade política a segurança pública de qualquer cidade pode ser melhorada.

Nenhum comentário:

Powered By Blogger