terça-feira, 10 de março de 2009

Escrivão de Polícia - São Paulo - 2008/2009
Prova de Criminologia - Dicas
Um internauta me pediu um pequeno comentário sobre a prova acima.
A prova de Criminologia do concurso em epígrafe foi muito bem elaborada e não teve "pegadinhas". Achei que ela foi um pouco mais fácil que a prova do concurso de investigador de polícia da PC-SP.
Você pode encontrar os temas da prova no meu "Resumo de Criminologia", mas lembre-se que a obra já está na 4ª edição e ela foi bem ampliada nessa edição para atender as necessidades específicas dos concurseiros de São Paulo.
Veja que alguns temas estão aparecendo de forma recorrente nos concursos, a Escola de Chicago é um, cai sempre; a questão da Vitimologia tem surgido com muita força também; questão sobre Cesare Lombroso é dada (escola positiva), você não pode errar essa; a questão 55 tocou no tema da Anomia e pode, em tese, gerar alguma dúvida, mas se você desenhou na sua casa a tabela do Robert King Merton você não erra mais.
Quer um conselho? Veja o meu vídeo, básico do básico (http://www.youtube.com/watch?v=COS9fyROHP0) para você ter uma idéia de uma "linha do tempo" na Criminologia. Faça uns fichamentos de Beccaria, Lombroso, Escola de Chicago, Anomia e Labellling.
Desenhe no seu caderno o esquema das zonas concêntricas da Escola de Chicago e o quadro da teoria da anomia do Merton.
Ajuda a fixar, na hora da prova você não vai esquecer e nem se confundir.
Bem, pessoal, boa sorte!

4 comentários:

Anônimo disse...

adorei as dicas, vai me ajudar muito, lorena, Guarulhos.

Anônimo disse...

bela dica, ronald

Anônimo disse...

nossa, não sabia que era fácil assim de entender, o povo complica a cabeça da gente, geane

Concurso disse...

Professor Lélio Brga

Meu nome é Edgar C. Simões, Sou advogado na comarca de Santos e tenho acompanhado este blog bem como o site nova criminologia tendo, inclusive, estudado pelo conteúdo de ambos para o concurso de Escrivão de Polícia (EP -01/2008).

A segunda fase do referido certame se deu hoje (05/05/2009) e gostaria de saber se o Senhor poderia responder uma dúvida sobre uma pergunta sobre criminologia que fora indagada na prova bem como se a mesma faz parte do conteúdo programático que reproduzirei ao final.

Questão Objetivas

1- No plano do Direito Penal pátrio, podemos afirmar que as penas privativas de liberdade acabaram se tornando uma consequência da "Teoria do "labelling aprouch" (teoria do etiquetamento)? justifique.

Conteúdo sobre criminologia do Edital

Ítem III - Noções de Criminologia

1. Conceito, métodos, objetos e finalidade da Criminologia.
2. História natural do Delito
3. Fatores condicionantes:biológicos/psicológicos e sociais.
4. Classificação dos delinquentes.
5. Vitimologia
6. Prognostico criminológico.
7. Prevenção ao delito.

A dúvida Mestre, seria se a questão acima reproduzida estaria contida dentro do conteúdo programático apresentado no edital. Tendo em vista que estudei tudo que foi requisitado para este exame e, no material utilizado para os estudos, não continha nada acerca da teoria explicativa do crime, a qual a teoria do etiquetamento está vinculada. (salvo entendimento em contrário).

Assim Professor, encarecidamente, gostaria de saber se realmente a questão formulada está fora da matéria exigida pela comissão do concurso para a disciplina de Criminologia, ensejando, desta forma, a possibilidade de anulação.

Grato

Edgar C. Simões

Ps.: Deixo a critério do Senhor a disponibilização, ou não, das informações acima prestadas, lembrando que reproduzi filmente tanto a questão, ora objeto de análise bem como os conteúdo programático exigido pelo edital que se encontra disponível no link abaixo.

http://www.policiacivil.sp.gov.br/2008/concursos/exibir.asp?cat=74

Powered By Blogger