domingo, 24 de fevereiro de 2008

Livro "Crime organizado na Convenção de Palermo"

“O crime organizado na visão da Convenção de Palermo”, obra inédita do Delegado de Polícia Federal Rodrigo Carneiro Gomes (mestrando em Direito, professor da Academia Nacional de Polícia, membro da Diretoria Executiva da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal e de sua Comissão de Prerrogativas), pela editora Del Rey (Belo Horizonte/MG), estará disponível nas principais livrarias nos próximos dias.

Com 272 folhas e anexos que tratam de cooperação internacional e projeto de lei sobre crime organizado, o livro discorre sobre a manifestação do crime organizado, suas formas de atuação, os instrumentos de prevenção, controle e repressão, principalmente a entrega controlada (não-atuação policial imediata), e a Convenção de Palermo com sua integração ao cenário nacional que visa disciplinar uniformemente, entre seus 147 países signatários, formas de confisco de bens, cooperação jurídica internacional, extradição e repressão ao crime organizado transnacional.


O livro é prefaciado pelo Diretor-Geral da Abin e ex-Diretor-Geral da Polícia Federal, Dr. Paulo Lacerda, com nota de apresentação do Desembargador Federal Vladimir Passos, ex-Presidente do TRF da 4ª Região e quarta capa do especialista em segurança pública George Felipe de L. Dantas.

Segundo o autor, este livro é uma conquista pessoal e uma forma de preservação do conhecimento adquirido em cursos, leituras e aulas assistidas e ministradas. A princípio, não foi concebido como uma ferramenta para a segurança pública. Contudo, por via reflexa, a obra pode contribuir, modestamente, para fixar alguns conceitos básicos na prevenção, controle e repressão da criminalidade, especialmente a organizada e transnacional de grande potencial ofensivo.

Dados do livro: GOMES, Rodrigo Carneiro. O crime organizado na visão da Convenção de Palermo. 1a edição. Belo Horizonte: Del Rey, 2008, 272 f. ISBN 9788573089349.

Nenhum comentário:

Powered By Blogger