sexta-feira, 14 de março de 2008

Governo federal fará pesquisa de vitimização.

O governo federal resolveu fazer uma pesquisa de vitimização (Jornal Folha de São Paulo, de 10.03.08) para mensurar, por meio de amostragens, a taxa nacional de crimes não registrados. Essa notícia é muito boa.
Os governos tendem a "maquiar" (ora negando, ora simplesmente desconsiderando) as ocorrências de crimes não registradas. A criminologia nomeia essas ocorrências não registradas como cifras negras ou cifras ocultas. O estudo dessas cifras é tão importante como a análise dos índices oficiais de violência (no geral publicados pelas polícias).
Através da comparação das pesquisas de vitimização com as taxas oficiais podemos ter uma compreensão mais próxima da realidade criminal efetiva de uma cidade ou região. Os políticos, por motivos óbvios, têm pavor desse tipo de pesquisa (não dá voto, pelo contrário, tira, pois a população passa a ter certeza que a criminalidade é maior do que a anunciada pelo poder público). Publicamos o resultado de uma em nossa obra Resumo de Criminologia(Ed. Impetus) para exemplificar o tema.

Nenhum comentário:

Powered By Blogger