quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Seminário Estadual NAVCV
“Reflexos da criminalidade violenta na sociedade contemporânea”

Data: 10 e 11 de setembro de 2009
Local:Auditório da Escola Superior Dom Hélder Câmara
Rua Álvares Maciel, 628 Santa Efigênia
Belo Horizonte - MG

Programação
Dia 10/09/09

14:00 – Inscrições e Credenciamento

15:30 – Mesa de Abertura

16:00 – “Reflexos da criminalidade violenta na sociedade contemporânea”

Vicente de Paula Faleiros
Graduado em Direito pela Universidade de Franca, graduação em Serviço Social pela Universidade de Ribeirão Preto, doutorado – Université de Montreal e pós-doutorados pela EHESS – Escoila de Altos Estudos em Ciências Sociais – Paris e Université de Motréal. Atualmente é pesquisador associado da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Políticas, Políticas Sociais e Serviço Social com ênfase nos seguintes temas: criança e adolescente, assistência social, saúde pública, previdência, regulação, teoria e metodologia do serviço social, velhice\gerontologia e violência. O grupo de pesquisa da CNPq é Geracionalidade, Imaginário e Violência GEVIM.


Carolina de Matos Ricardo
Mestre pelo Departamento Filosofia e Teoria Geral do Estado da Faculdade de Direito da USP. Cientista Social formada pela FFLCH/USP e advogada formada pela PUC/SP. Foi assessora de projetos no Instituto São Paulo Contra a Violência e atualmente é Coordenadora de Gestão Local da Segurança Pública no Instituto Sou da Paz. Endereço do CV Lattes

Debatedora Nilda Maria Turra
Coordenadora Geral de Proteção a Testemunha da Secretaria Especial de Direitos Humanos - PR

17:30 – Encerramento

18:00 – Café de encerramento

Dia 11.09.09:

09:00 – Credenciamento e café

09:10 – Exibição de vídeo

09:30 – “ Experiências e possibilidades no enfrentamento da criminalidade violenta”

Capitão Cláudio Duani
Capitão da Polícia Militar de Minas Gerais. Especialista em Pedagogia Empresarial, pela Universidade Cândido Mendes, RJ. Especialista em Gestão em Direitos Humanos, Pela Universidade UNIEURO, Brasília-DF. Instrutor Internacional do CICV, Ministrou Curso de Diretos Humanos e Técnica Policial, para a POLICIA NACIONAL PERUANA. Co-autor do curso de Segurança Sem Homofobia da SENASP, Co-autor do curso de Atuação frente aos Grupos vulneráveis da SENASP.


Dr. Luiz Alberto Oliveira Gonçalves
Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, doutorado em Sociologia pela École des Hautes Études en Sciences Sociales e pós-doutorado pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Minas Gerais, consultor Técnico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo e Membro do comitê técnico do Programa Bolsa do Fundação Carlos Chagas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação. Atuando principalmente nos seguintes temas: Movimento negro e racismo.

Debatedora: Sílvia Corradi Sander
Diretora de Proteção dos Direitos Humanos/ Sedese

10:30 - “Juventude e violência urbana: análise do indicie de homicídios em adolescentes”

Raquel Willandino Braga
Graduação em Psicologia pela Universidade de Brasília (1997), especialização em Intervención preventiva de la violencia pela Universidad Complutense de Madrid (2002) e doutorado em Psicologia Social pela Universidad Complutense de Madrid (2003). Atualmente, coordena a área de Direitos Humanos do Observatório de Favelas do Rio de Janeiro. Desde 2007, é coordenadora do Programa de Redução da Violência Letal contra Adolescentes e Jovens.

Marcus Vinicius Gonçalves da Cruz
Doutor em Administração pela Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, é Pesquisador pleno da Fundação João Pinheiro, possui experiência profissional como Assessor da Secretaria de Estado de Defesa Social de Minas Gerais, em que foi Superintendente da Escola de Formação e aperfeiçoamento do Sistema Prisional e Socioeducativo 2007) e Superintendente de Integração do Sistema de Defesa Social do Estado de Minas Gerais (2006). Professor de diversos cursos de pós- graduação, atua na área de Administração, com ênfase em Política e Planejamento Governamentais, em temas como gestão de organizações complexas, políticas públicas com ênfase em segurança pública, violência e criminalidade.

Debatedor: Fábio de Carvalho dos Santos (a confirmar)
Diretor de Educação e Formação para Cidadania e Direitos Humanos/Sedese
12:00 – Almoço

13:15 – Abertura dos trabalhos

13:30 – “Relevância e Experiências do Programa NAVCV em Minas Gerais”

Luciana Aparecida S. dos Reis Andrade
Psicóloga e coordenadora NAVCV Monitoramento

Simone Líbia Batista
Pedagoga e coordenadora NAVCV Montes Claros

Debatedora – Maria Amélia de Oliveira
Assistente social e coordenadora NAVCV Governador Valadares

14:00 – “Articulação em rede – Elemento indispensável no enfrentamento da violência”

Mark Napoli Costa
Psiquiatra do Cersam Pampulha. Membro da Coordenação do Fórum Mineiro de Saúde Mental. Professor de Psicologia Jurídica do curso de Direito da Escola Superior Dom Hélder Câmara.

Flávia Inês Schilling
Professora doutora na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, orientando na pós-graduação, mestrados e doutorados nas áreas de sociologia da educação e, na Faculdade de Direito da USP, na área de direitos humanos. É membro da Cátedra Unesco de Educação para a Paz, Direitos Humanos e Tolerância. Foi coordenadora do Centro de Referência e Apoio à Vítima (SP).

Debatedora: Vânia de Melo Valadão Cardoso
Advogada, assistente social e coordenadora NAVCV BH

15:00 – Debate aberto

15:30 – Café

16:00 – “Políticas públicas face à violência urbana”

Maria Fernanda Salcedo Repolês
Professora adjunta da faculdade de direito da UFMG. Membro do Programa Pólos de cidadania (Faculdade de Direito/UFMG)

Eduardo Cerqueira Batitucci

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (1989), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1994) e doutorado em Sociologia e Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (em andamento). Atualmente é pesquisador pleno da Fundação João Pinheiro. Desde 1992 exerce atividade docente em cursos de graduação e pós-graduação. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia do Crime, da Violência e das Instituições do Sistema de Justiça Criminal, atuando principalmente nos seguintes temas: segurança pública, políticas públicas, criminalidade, polícia, e funcionamento do Sistema de Justiça Criminal.
Debatedora: Cláudia de Cássia V. B. Aguiar
Superintendente de Promoção e Proteção dos Direitos Humanos

17:00 – Encerramento


Obs: esta programação poderá sofrer alterações.

Nenhum comentário:

Powered By Blogger