sexta-feira, 6 de julho de 2007

Ministério Público Estadual promove evento “Usuário de drogas: o que fazer?” em Governador Valadares (MG) - Direito, Psiquiatria e Psicologia.


Ministério Público Estadual promove evento “Usuário de drogas: o que fazer?” em Governador Valadares (MG).


O Ministério Público Estadual, através da 15ª Promotoria de Justiça de Governador Valadares, e a Associação Comercial daquela cidade promoveram o evento “Usuário de drogas: o que fazer” na noite de ontem naquela cidade.

Cerca de 120 pessoas, entre familiares de usuários, membros de pastorais, universitários, policiais, psicólogos, advogados, médicos participaram do evento, que foi presidido pelo Promotor de Justiça Lélio Braga Calhau, a qual apresentou inicialmente um painel sobre as principais políticas criminais de controle das drogas ilícitas: guerras contra as drogas (norte-americana) e redução de danos (modelo europeu) e a questão do usuário de drogas ilícitas na Lei Federal 11.343/06 (nova lei de tóxicos).

O evento foi idealizado pelo Ministério Público Estadual com o intuito de trazer informações para a população sobre as alternativas que a Psicologia e a Psiquiatria oferecem para o tratamento de usuários de drogas ilícitas na atualidade.

Proferiram também palestras, neste sentido, a Dra. Elisa Seabra, médica psiquiatra, e o Dr. Marco Antonio Chequer, psicólogo e professor do Curso de Psicologia da UNIVALE – Universidade Vale do Rio Doce. Os palestrantes trouxeram informações preciosas sobre as abordagens possíveis e mais eficazes na intervenção e no controle das drogas. Ao final do evento, os palestrantes responderam perguntas apresentadas por pessoas que participavam do encontro.

Segundo o Promotor de Justiça Lélio Braga Calhau: “A iniciativa do Ministério Público Estadual é inspirada nas novas políticas públicas adotadas pela Lei Federal 11.343/06, a qual procura equilibrar a repressão ao tráfico com a prevenção ao uso indevido e a reinserção social dos usuários. O Ministério Público Estadual demonstra efetivamente, mais uma vez, preocupação criminológica com a questão do usuário de drogas em Minas Gerais."

O evento teve apoio, ainda, do Núcleo de Psicologia Comportamental de Governador Valadares, Clube de Diretores Lojistas de Governador Valadares - CDL e TV UNIVALE.

Nenhum comentário:

Powered By Blogger