sábado, 29 de novembro de 2008

Cyberbullying
O cyberbullying (utilização do meio informático no bullying) é um dos desafios para as autoridades brasileiras. Muitos avanços ocorreram nos últimos dois anos para a punição de seus realizadores.
[1]
Infelizmente, muitas pessoas estão sendo vítimas desse tipo de bullying, porque ele dá uma “falsa sensação” para o agressor de impunidade. Geralmente, ao agressor não se identifica, ou quando o faz se utiliza de apelidos (nicknames) que dificultam a apuração da autoria dessas agressões.
A Justiça tem se mostrado cautelosa com esse tema, mas tem permitido, com a apresentação de provas iniciais, tais como a impressão das páginas da internet com as agressões, a quebra do sigilo de dados dos envolvidos, com o intuito de identificar a autoria dessas agressões. É um processo um pouco lento e cansativo, mas está sendo possível identificar os autores na maioria dos casos.
[1] Para saber mais sobre crimes de informática recomendo a leitura de NOGUEIRA, Sandro D’Amato. Crimes de informática. São Paulo, BH, 2008.

Nenhum comentário:

Powered By Blogger