terça-feira, 25 de agosto de 2009

Religião e Direito Penal
Colegas, vamos falar de um tema polêmico "Religião e Direito Penal". Qual é a opinião de vocês sobre isso? Podemos ressocializar pessoas no sistema penitenciário através do uso da religião? As opiniões de todos serão bem vindas, mas evitemos o anonimato.

2 comentários:

Camilo D'Ornellas disse...

Caro aigo e professor Lelio,

Efetivamente as Leis e principalmente o Direito Penal é assunto Biblico...posso citar o instituto da Legítima Defesa que se encontra em Matheus capítulo 5 verso 21 e 22 " Ouvistes o que foi dito aos antigos: Não matarás...Eu porém , vos digo que todo aquele que ( SEM MOTIVO )se irar contra seu irmão estará sujeito a julgamento do Tribunal.É certo que Jesus ao proferir estas palavras não se contradisse, uma vez que, sendo Ele Deus em forma de homem, delegou ao nosso entendimento a razão da observação da legítima defesa de si próprio ou de terceiros.

Camilo D'Ornellas disse...

PENANDO SEM ALMA!

A Recuperação , a Regeneração e a Ressocialização dos encarcerados ? O sistema carcerário ainda é uma questão não discutida com a sociedade, que só se dá conta da sua existência quando, alguém de alta periculosidade se evade ou quando a própria sociedade clama pela segregação de alguém perigoso e nefasto ao convívio social normal...pois nós os incluídos somos normais, eles...os desviados, são anormais.
No que tange a religião propriamente dita, podemos pensar que, a existência de uma discussão do interior que de fato o é, a partir de uma discussão pouco convencional de que a mexida na alma do condenado poderia sacudir seu olhar sobre a sociedade e o crime que cometeu. Não refletir sobre o interior do condenado é jogar forças e dinheiro ao vento, pois não há nada melhor que trabalhar na alma do apenado, pois seu isso viveria ela penando sem alma, pois a RECUPERAÇÃO é algo do sitema penitenciário, que inclui todos os mecanismos , a RESSOCIALIZAÇÃO é a reinserção do custodiado no seu habitat natural, obviamente, esse seria o melhor modelo para o exemplo da "volta por cima" a carência de bons exemplos são vistos como anomalias numa sociedade com virtudes deturpadas.
A REGENERAÇÃO é algo do interior, mexe com as estruturas, rearruma os pensamentos e esquadrinha o coração, faz pensar no caminho certo e no errado como uma volta ao passado. Nesta esteira, o re ligare com Deus é a fonte, a essência que faltava, ou melhor, esquecida é uma virada de 45 graus, o realhinhamento no foco da vida, ou seja, o caminho da virtude...

Powered By Blogger