O Conselho Regional de Psicologia da 1ª Região e a Consultoria Legislativa da Câmara dos Deputados convidam a todos os interessados para participar do evento “INQUIRIÇÃO JUDICIAL DA CRIANÇA VITIMIZADA”, a ser realizado no dia 23 de junho de 2008, das 9:30 às 11:30 horas. Na ocasião serão discutidas – em videoconferência, com participação pela internet - as bases do “Depoimento sem Dano”, que tramita no Senado sob a forma do PLC nº 35, de 2007 (PL nº 4.126, de 2004).
O evento será realizado no auditório do Interlegis, e poderá ser assistido pela INTERNET, com participação por e-mail e video-chat.
Terá como TEMAS:
- O processo judicial e a criança vitimizada;
- Qual a necessidade da inquirição de crianças no contexto da justiça?
- Como a legislação em vigor trata esse assunto?
- A Metodologia utilizada pela equipe técnica que atua no projeto Depoimento sem Dano, no juizado da Infância e Juventude de Porto Alegre.
Será uma ótima oportunidade para discutirmos as questões técnicas e jurídicas que envolvem essa nova e ainda desconhecida prática, suas características e conseqüências, bem como a polêmica em torno do assunto. Essa discussão se faz urgente em razão da proximidade da Audiência Pública a ser realizada no Senado Federal, no dia 01 de Julho, para tratar da matéria em questão.
Nosso objetivo principal é promover uma oportunidade para troca de experiências e informações técnicas, visando o melhor entendimento de tão delicado assunto. A participação de Assistentes Sociais e Psicólogos que atuam nas equipes das Varas da Infância e Juventude de Porto Alegre contribuirá enormemente para enriquecer a discussão, apresentando informações detalhadas sobre o trabalho que realizam há cinco anos na área e esclarecendo dúvidas sobre o que esse tipo de inquirição representa para a Sociedade e sobretudo para as Crianças Vitimizadas.
A equipe que prestará as informações é composta pelas seguintes profissionais:
Betina Tabajaski, Psicóloga da 1ª Vara da Infância e Juventude
Vanea Maria Visnievski, Assistente Social da 2ª Vara da Infância e Juventude
Veleda Dobke, Promotora de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul
O link para participação e visualização da videoconferência será disponibilizado em breve.
Organização:
Consultoria Legislativa da Câmara dos Deputados
Conselho Regional de Psicologia da 1ª Região
Blog do Professor Lélio Braga Calhau. Promotor de Justiça do Ministério Público do estado de Minas Gerais. Pós-graduado em Direito Penal pela Universidade de Salamanca (Espanha). Mestre em Direito do Estado e Cidadania pela Universidade Gama Filho (RJ). Membro da American Society of Criminology e da Sociedade Brasileira de Vitimologia.
quinta-feira, 19 de junho de 2008
INQUIRIÇÃO JUDICIAL DA CRIANÇA VITIMIZADA
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário