terça-feira, 29 de abril de 2008

MP-MG promove seminário sobre infância e mídia nos dias 7 e 8 de maio,em Governador Valadares (MG)

O Ministério Público Estadual, por meio do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Defesa da Infância e da Juventude (CAOIJ), promoverá em Governador Valadares, nos dias 7 e 8 de maio, o Seminário “As Promotorias da Infância e Juventude e a Mídia – Concretizando os Direitos de Crianças e Adolescentes”.O evento reúne o 2º Seminário Regional da Infância e Juventude e o 6º Seminário Infância e Mídia e será realizado na Universidade Vale do Rio Doce – Univale, situada na Rua Israel Pinheiro, nº 2000, Bairro Universitário. O período de inscrições iniciou dia 1º e termina dia 30 deste mês pelo site www.mp.mg.gov.br/ceaf/inscricao. Mais informações sobre inscrições pelo telefone (31) 3330-8028.

Além das palestras e painéis, a programação prevê apresentações culturais de dança e música, com grupos de jovens.Discussões - No dia 7 de maio, quarta-feira, às 10 horas, o procurador-geral de Justiça do Estado do Paraná, Olympio de Sá Souto Maior Neto, apresenta conferência magna com o tema ”Concretizar Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes: Investimento Obrigatório”.

Às 11 horas, o coordenador do CAOIJ, procurador de Justiça José Ronald Vasconcelos de Albergaria, profere a palestra “A atuação do Ministério Público na defesa e proteção dos direitos humanos de crianças e adolescentes: a regionalização das Promotorias da Infância e Juventude como forma de fortalecer a atividade ministerial”.

Às 14 horas, o promotor de Justiça de Belo Horizonte Márcio Rogério de Oliveira, apresenta o painel “Municipalização das medidas socioeducativas e as responsabilidades do município frente ao Sinase”. Às 15 horas, a promotora de Justiça de Itabirito, Cláudia de Oliveira Ignez, discorre sobre o “Projeto Jandira – A educação como vertente para uma política eficaz”. A assessora especial da PGJ, promotora de Justiça Andréa Mismotto Carelli e a socióloga do Pólo de Cidadania da Univale, Merly Gonçalves, apresentam às 16 horas o Painel II “O direito público subjetivo da criança e do adolescente à convivência familiar e comunitária”.

No dia 8, quinta-feira, às 8h30, no Painel III - “Mídia e visibilidade orçamentária”, o jornalista da TV Band Minas Elói Oliveira apresenta o tema “A mídia na rede de proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente”, e o jornalista da ONG Oficina de Imagens, Adriano Guerra, fala sobre “A participação Social na elaboração, acompanhamento e fiscalização do orçamento público e o fundamental papel da mídia nesse processo”.

Às 10h45, o promotor de Justiça do Paraná Murillo José Digiácomo apresenta a palestra “Os Conselhos de Direitos e os Conselhos Tutelares frente às políticas públicas”.

Às 14 horas serão realizadas quatro oficinas simultâneas: -“A contextualização da notícia relacionada à infância e adolescência”, para jornalistas e estudantes de comunicação social da região, sob coordenação da jornalista da Oficina de Imagens, Rachel Costa; -“Reunião dos promotores de Justiça que integram a Promotoria Regional da Infância e Juventude da Macrorregião do Vale do Rio Doce”, “Integração do Terceiro Setor no Sistema de Garantia de Direitos”, enfocando a criação de ONGs e fomento do FIA, visando à implantação das políticas públicas e sociais de atendimento, voltado aos empresários, agentes políticos e conselheiros municipais dos Direitos da Criança e Adolescente, sob coordenação do promotor de Justiça de Belo Horizonte Eduardo Henrique Soares Machado; e -“Interação dos Conselhos Tutelares e de Direitos para tratar de assuntos específicos de suas atuações”, destinada aos conselheiros tutelares, conselheiros dos direitos, psicólogos, pedagogos, assistentes sociais, sociólogos e acadêmicos, sob coordenação do procurador de Justiça José Ronald Vasconcelos de Albergaria, coordenador do CAOIJ/MG, e da promotora de Justiça de Itabirito, Cláudia de Oliveira Ignez.

Às 16h30 os coordenadores das oficinas irão apresentar os principais pontos debatidos nas respectivas oficinas.O Seminário será encerrado às 17 horas.

Nenhum comentário:

Powered By Blogger