domingo, 12 de outubro de 2008

Núcleo de Prevenção de Criminalidade de Governador Valadares promove a II Caminhada da Paz
Em comemoração aos dois anos de Núcleo de Prevenção à Criminalidade (NPC) em Governador Valadares e à redução dos índices de criminalidade no local, aconteceu a II Caminhada da Paz do Programa Fica Vivo!, do Governo do Estado. O evento reuniu comunidade, beneficiários do programa e a equipe do núcleo, no dia 26 de junho, em uma caminhada festiva pelas ruas da cidade. “O objetivo é mostrar as oficinas, apresentar o programa e mostrar que ali também tem pessoas que querem que o índice (de criminalidade) caia e que a paz entre naquele lugar”, afirma Marcelina Martins Alves, gestora do núcleo.
Segundo Cristiane de Souza Alvarenga Drumond, técnica social do NPC, a II Caminhada da Paz foi uma oportunidade “de divulgação do programa para toda a comunidade que ia acompanhando a turma durante o percurso”, diz. A concentração do evento aconteceu em frente à creche Brilho de Turmalina e percorreu ruas de toda a comunidade.
Marcelina Alves explica que os participantes passaram por lugares com alto índice de criminalidade, com a intenção de mostrar para as comunidades o trabalho do NPC e incentivar os jovens a se inscreverem nas oficinas do Fica Vivo!.
Caminhada
Durante a caminhada, o núcleo contou com a parceria do Grupo Especializado em Patrulhamento em Áreas de Risco (Gepar). O Sargento Eliomar Correa de Araújo, foi um dos participantes do evento junto com todo o “efetivo” da cidade. “Foi muito bom perceber a integração entre a comunidade, a polícia e os programas durante o percurso”, afirma o sargento.
Cristiane Drumond conta que durante toda a manhã de caminhada aconteceram apresentações das oficinas de música, com percussão, das oficinas de dança e roda de capoeira. “Outras atrações foram o boneco, o boi e o palhaço, que distribuiu balas e pipocas”, explica.
Parceria que deu certo A parceria entre o NPC de Governador Valadares e o Gepar não foi exclusividade da Caminhada da Paz. Marcelina Alves conta que o grupo vem participando do dia a dia e dos eventos que o núcleo promove, “tendo sempre muito sucesso” neste trabalho em conjunto.
Parceria
Segundo o Sargento Araújo, essa parceria se firmou no final de março, quando ele assumiu o comando do Gepar e percebeu “que precisaríamos melhorar a polícia comunitária, então, a primeira atitude foi aproximar com o pessoal do núcleo”. Desde então, acontecem reuniões regulares com a gestão do NPC e essa aproximação já está dando resultados. “Tudo o que eles pedem eu auxilio, o que eu preciso deles é na hora. É o melhor convívio que eu poderia esperar”, conta o sargento.
GEPAR
O integrante do Gepar explica que a parceria não acontece somente nos dias de eventos. “A Polícia Militar é como um olheiro deles, quando ocorre algum desvio dos alunos do Fica Vivo!, a gente não interfere como policiais, nós conversamos com os técnicos e eles conversam com os meninos. Tem dado muito certo”, afirma Sargento Araújo.
Durante a Caminhada da Paz, o sucesso dessa parceria refletiu no carinho que os beneficiários do NPC demonstraram com toda a equipe dos programas de prevenção e com o Gepar. “O que comoveu o pessoal foram as crianças cantando, batendo palma, abraçando a gente e o pessoal do núcleo. Passaram um sentimento de gratidão enorme e antes eles tinham uma certa resistência à gente”, diz o sargento. Fonte: ELO

Nenhum comentário:

Powered By Blogger