terça-feira, 7 de outubro de 2008

Programação
Seminário Violência Doméstica Infanto-Juvenil:
Gritos no Silêncio do Lar.
João Pessoa (PB)
Sexta-feira - 10/10/2008
18:00h - Credenciamento.
19:00h – Abertura - Violência Doméstica: Um Olhar Interdisciplinar . Dr. Fabiano Moura de Moura - Juiz da Infância e Juventude de João Pessoa – PB
19:30h - Apresentação Cultural: Peça INFÂNCIA LEVADA. Dra. Soraya S. Nóbrega Escorel - Promotora da Infância e Juventude de João Pessoa – PB.
20:00h – Conferência de Abertura - Violência Doméstica Infanto-Juvenil: Gritos no Silêncio do Lar. Dra. Silvia Koller. Psicóloga. Doutora em Educação -PUC-RS.
21:00 – Coquetel

Sábado - 11/10/2008

Desafios da Violência Sexual: Como encaminhar?
Manhã
8:00h – PALESTRAS. Coordenação: Prof. Suy Mey Mendonça. Mestrado em Psicologia Social UFPB. Doutorado em Psicologia Universidade de Brasília/DF.
8:15h - TEMA: A Problemática da Violência Sexual Infanto-Juvenil no Brasil: Política de Enfrentamento – DISQUE 100. Edilza Pereira – Secretaria Especial de Direitos Humanos. Brasília-DF.
9:00h - TEMA: Abuso Sexual Contra Criança e Adolescente e o Silêncio da Família. Dom Aldo Pagotto – Arcebispo da Paraíba.
9:30h -TEMA: A Violência Doméstica e os Vários Modelos de Família. Dr. Rodrigo Toscano – Presidente Estadual IBDFAN.
10:00h - Intervalo.
10:30h – Debate
12:00h – Almoço
Tarde
Desafios da Violência Doméstica: Como proteger?
14:00h – PALESTRAS. Coordenação: Dr. Oswaldo Trigueiro do Vale Filho - Promotor de Justiça do Estado da Paraíba, Mestre em Ciências Criminais pela Universidade de Coimbra.
14:15h – TEMA: Violência Doméstica e os Novos Paradigmas de Proteção da Criança e do Adolescente. Dr. Murilo Digiácomo – Promotor de Justiça do Estado do Paraná. Mestrando em Ciências Jurídicas da Universidade de Lisboa/Portugal.
14:45h - TEMA: Interfaces no Atendimento das Vítimas de Violência Sexual: Concepções Atuais e suas Implicações no Lar. Dra. Silvia Koller – Psicóloga. Doutora em Educação -PUC-RS.

15:15h – Debate
15:45h – Intervalo
Gritos Silenciosos da Criança Vítima de Violência Doméstica: Como Identificar?
16:00 h – PALESTRAS. Coordenação: Prof. Carla Moita Minervino. Psicóloga Infanto-Juvenil. Doutorado em Ciências da Saúde pela UFPB e em estágio Pós –Doutoral em Psicologia Cognitiva pela UFPE.
16:15h – TEMA: A Escuta da Criança no Sistema de Justiça Brasileiro e o Depoimento sem Dano. Dra. Betina Tabajaski – Psicóloga do Juizado da Infância e Juventude do Rio Grande do Sul, Especialização em Avaliação Psicológica pela PUC-RS e na Área de Saúde Mental do bebê, criança e adolescente pelo Instituto Lo Kanner – Porto Alegre – RS.
16:45h – TEMA: Violência Doméstica e o Dever Legal de Denunciar. Dr. Harisson Targino – Procurador Geral do Estado e Mestre em Direito Penal.
17:15h – TEMA: Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e o Código de Conduta do Turismo: Uma Ação Conjunta (MPE e MPT) - Dr. Alley Borges Escorel - Promotor da Infância e Juventude de João Pessoa-PB, Dr. Eduardo Varandas - Procurador do Trabalho - PB e Dra. Soraya Soares da Nóbrega Escorel – Promotora da Infância e Juventude de João Pessoa- PB.
17:45h – Debate
18:30h - Encerramento


REALIZAÇÃO:

Ministério Público Estadual – Promotoria Infância e Juventude Capital
Poder Judiciário – Juizado da Infância e Juventude Capital

APOIO:

SEDH - Secretaria Especial de Direitos Humanos - Brasília
Governo do Estado da Paraíba
UNIPÊ
PAIR – UFPB
Assembléia Legislativa

400 participantes Inscrições começaram hoje – 07/10/08

PONTOS DE INSCRIÇÃO:

1 – Promotoria Infância e Juventude da Capital
2 – UNIPÊ – Coordenação de Direito










O I SEMINÁRIO PARAIBANO SOBRE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA INFANTO-JUVENIL: GRITOS NO SILÊNCIO DO LAR é uma realização do Ministério Público do Estado da Paraíba e do Poder Judiciário/Tribunal de Justiça, através da Promotoria e Juizado da Infância e Juventude da Capital, para discutir sobre um tema antigo na sua prática. Em razão da ampla dimensão da problemática, não restrita ao contexto brasileiro, o evento objetiva criar um espaço de reflexão, bem como sugerir propostas de enfrentamento. Se a violência é uma problemática difícil de enfrentar, é também um desafio, que conclama a sociedade a atuar na linha de frente, ciente de que para além da punição é preciso prevenção e acompanhamento das crianças, adolescentes e seus familiares.

OBJETIVO:

Propiciar um espaço para refletir, discutir, debater e organizar uma mobilização em torno da problemática em foco, visando promover uma cultura de respeito à dignidade das crianças e adolescentes, sujeitos de direitos, estimulando o diálogo entre FAMÍLIA, SOCIEDADE, PODER PÚBLICO E PROFISSIONAIS DA ÁREA DE SAÚDE, EDUCAÇÃO E SISTEMA DE JUSTIÇA.


PÚBLICO-ALVO:

. Profissionais do Sistema de Justiça ( Magistrados, Integrantes do Ministério Público, Psicólogos, Assistentes Sociais e Serventuários);
. Profissionais do Sistema de Educação
. Profissionais do Sistema de Saúde
. Profissionais do Sistema de Assistência e Promoção Social;
. Conselheiros Tutelares e Conselheiros de Direitos;
. Estudantes e Universitários interessados pela temática, especialmente das áreas de Direito, Psicologia, Serviço Social, Educação e Saúde.

METODOLOGIA

A temática proposta será trabalhada a partir de palestras, seguidas sempre por debate, lançamento de livro e publicação exclusiva.


Inscrições

Promotoria Infância e Juventude, localizada no 1º CAOP – Rua Rodrigues Chaves, 65, Bairro Cordão Encarnado - vizinho ao Hotel JR, em frente ao SESI.

UNIPÊ



Valor da Inscrição:

R$ 50,00 (cinqüenta reais) estudante; R$ 100,00 (cem reais) profissional.

As inscrições para conselheiros tutelares e conselheiros de direitos serão gratuitas e disponibilizadas pela coordenação do evento. Em razão de alguns patrocínios e apoio ao evento, parte das inscrições serão repassadas para os profissionais do Sistema de Garantia de Direitos, que se encarregarão de distribuir entre os profissionais interessados.


Na inscrição está incluído:

Material de Apoio
Certificado de Participação
Manual de Orientação

Contatos

Telefone para Reservas e Confirmação: 2107/6138 e 2107/6124

Informações Importantes

O Seminário acontecerá nos dias 10 e 11 de outubro de 2008, no Auditório do UNIPÊ

Comissão Organizadora:

Coordenação Geral:
Dra. Soraya Soares da Nóbrega Escorel
Promotora de Justiça da Infância e Juventude de João Pessoa/PB

Assessoria Técnica:
Adriana Farias de Mello
Carla Moita Minervino
Ellen Emanuelle de Barros
Shirley Elziane
Terezinha Barros

Nenhum comentário:

Powered By Blogger