segunda-feira, 14 de abril de 2008

"A fera de Macabu" - casos históricos do Direito Penal brasileiro.

Já ouviu falar do caso criminal "A Fera de Macabu"? Ele teve grande influência na história do Direito Penal brasileiro, em especial, para o fim da pena de morte no Brasil.
Segundo a Wikipedia: "Manuel da Mota Coqueiro, apelidado de Fera de Macabu pela imprensa do Norte Fluminense, natural da fazenda do Coqueiro em Campos dos Goitacazes, foi acusado de mandar matar Francisco Bennedito da Silva, meeiro de sua propriedade, a Fazenda do Bananal em Conceição de Macabu juntamente com sua família. Foi detido um mês depois e levado a julgamento, sem que, contudo, fossem apresentadas provas de que ordenara a chacina, que não fossem os testemunhos ilegais de escravos e evidências. Entrou para a história como um dos últimos condenados à morte, e, com certeza, um dos maiores erros judiciários do Brasil.
Para a Wikepedia, segundo a tradição, baseada no livro de Antão de Vasconcelos, Crimes Célebres de Macaé, teria jogado uma maldição sobre a cidade de Macaé, onde ocorrera a execução, que ela "teria 100 anos de atraso pela injustiça que estava sendo feita a ele". Seu corpo foi posto a pender no vazio e, como não se ouviu seu pescoço quebrar, o carrasco subiu nele colocando os pés em seus ombros e forçou até que se ouvisse o alto estalar da coluna vertebral se rompendo. Após sua execução em 6 de março de 1855 por enforcamento, sua suposta inocência teria levado o imperador Dom Pedro II a comutar todas as sentenças de morte em penas perpétuas - galés ou prisão. Na realidade, Mota Coqueiro não foi o último homem livre executado no Brasil; depois dele, o imperador mandou executar ao menos quinze homens livres, entre 1855 e 1865: sete réus foram efetivamente executados, sobre cinco faltam informações, e três réus foram posteriormente aliviados da pena última. Mas não nos esqueçamos dos réus militares fuzilados, e de cerca de 30 escravos enforcados entre 1855 e 1876."
De forma muito criativa (e o blog parabeniza a Rádio Justiça por isso) o episódio "A Fera de Macabu" foi transformado em uma áudio-novela (em 05 partes). Muito interssante de se ouvir e que pode ser baixada diretamente no site da Rádio Justiça.
Para você poder ouvir a estória de caso criminal brasileiro célebre, "A Fera de Macabu", entre no link abaixo e execute as seguintes operações.
Selecione: "Justiça em Cena".
Vai aparecer uma ferramenta de busca no alto (à direita), então, preencha com a palavra "Macabu". Vão aparecer os episódios. Assista os episódios na ordem numérica.
Grande abraço, Lélio.

Um comentário:

Anônimo disse...

Adorei mais essa sugestão do senhor. Já ouvi a radionovela e vou usar num trabalho sobre a pena de morte na minha facul. Um abraço, Antonia Ramos de Mendonça. Campinas (SP).

Powered By Blogger