segunda-feira, 5 de maio de 2008

Sociedade Psicanalítica da Paraíba (SPP).
Cinema & Psicanálise
Sabemos que a Psicanálise se encarrega da investigação do mecanismo dos fenômenos psíquicos, enquanto que a arte cinematográfica com a construção de seus filmes que fazem refletir sobre as experiências humanas, nos serve como fonte de observação e análise desses fenômenos.
Nesta linha de pensamento é que criamos os Encontros de Cinema & Psicanálise que ocorrem mensalmente na Sociedade Psicanalítica da Paraíba (SPP). Trata-se de uma atividade que visa proporcionar ao público a oportunidade de refletir e debater os filmes à luz de abordagens psicanalíticas e de outras áreas do saber. Essa atividade abre um espaço para a psicanálise dialogar com outras ciências. Uma oportunidade extraordinariamente rica de crescer na interseção dos saberes.
O debate é uma forma de reconhecer as diferentes leituras sobre as diversas questões inerentes ao humano, por isso são convidados profissionais de várias áreas do saber: psicanalistas, filósofos, jornalistas, historiadores, críticos de cinema, advogados, teólogos, sociólogos, educadores, entre tantos outros que se dedicam ao estudo da temática a ser abordada, evidenciando a diversidade de abordagens e de pensamentos, inserindo-nos num momento de estudo e reflexão.
Nestes Encontros de Cinema & Psicanálise acontecem à exibição de um filme acompanhado da explanação feita pelos nossos convidados, onde em seguida os participantes trocam idéias com os debatedores e com os psicanalistas presentes. Estes Encontros se realizam mensalmente na Sede da SPP, sempre nas sextas-feiras às 18h30min.
Ao final de cada encontro é anunciada a data do próximo filme a ser exibido. A entrada é franca e sempre aberta ao público em geral.Mercês MuribecaCoordenadora dos Encontros de Cinema & Psicanálise da SPP
Informações:
Sociedade Psicanalítica da Paraíba - Rua: Severino Massa Spinelli, 167 – Tambaú. 58.039-210 – João Pessoa – PB(83) 3247-4025 - E-mail:
sppb@uol.com.br

Nenhum comentário:

Powered By Blogger