terça-feira, 5 de agosto de 2008

UNODC Brasil vira Escritório da ONU sobre Drogas e Crime
Brasília, 5 de agosto de 2008 - O UNODC mudou de nome no Brasil. Agora é Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime; e não mais "contra Drogas e Crime". A sigla continua a mesma. A decisão foi de se alinhar às diretrizes da política brasileira e de se aproximar do nome do UNODC em inglês: United Nations Office on Drugs and Crime.
Sobre drogas
"A abordagem em relação às drogas deve ser abrangente e incluir prevenção, tratamento e estratégias de redução de danos para grupos de risco elevado. Cremos que o novo nome do UNODC está mais alinhado a esta visão ampliada", disse o Representante Regional do Escritório da ONU sobre Drogas e Crime para o Brasil e Cone Sul, Giovanni Quaglia.
O respeito aos direitos humanos também é um dos pilares da atuação do UNODC. Isso se reflete na importância de os usuários de drogas receberem tratamento digno, inclusive de saúde, e de não serem estigmatizados.
Com a publicação da Lei 11.754, de 23 de julho de 2008, a Secretaria Nacional Antidrogas passou a se chamar Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD). A lei também alterou o nome do Conselho Nacional Antidrogas para Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas (CONAD).
No plano nacional, a mudança começou após o processo de realinhamento da Política Nacional sobre Drogas, em 2004. Entendeu-se que o termo "Antidrogas" não seria adequado para abranger drogas lícitas como tabaco, álcool e medicamentos, também incluídas no universo de competência da SENAD.
Sobre a SENAD
Vinculada ao Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República, a SENAD é responsável por articular e coordenar as atividades de prevenção do uso indevido, a atenção e a reinserção social de usuários e dependentes de drogas, além de gerir o Fundo Nacional Antidrogas (FUNAD) e o Observatório Brasileiro de Informações sobre Drogas (OBID).
Sobre o UNODC
O UNODC é a agência da ONU responsável pela prevenção às drogas e pelo enfrentamento ao crime internacional, em seus mais diversos aspectos. A missão do Escritório é de contribuir para o desenvolvimento socioeconômico dos países ao promover justiça, segurança, saúde e direitos humanos.
Estabelecido em 1997, o UNODC tem aproximadamente 500 funcionários no mundo todo. A sede do escritório fica em Viena, na Áustria, e há 20 escritórios em outros países.
Saiba mais:
www.unodc.org.br e www.senad.gov.br
Mais Informações
Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC-Brasil e Cone Sul) Carolina Gomma de Azevedo Assessora de Comunicação Tel: +55 61 3204 7206 Cel: + 55 61 8143 4654
carolina.azevedo@unodc.org
www.unodc.org.br

Nenhum comentário:

Powered By Blogger