sábado, 19 de julho de 2008

STF. Novela da Rádio Justiça fala sobre o crime da “gambiarra”
Luís Carlos é o irmão caçula de Marjorie, uma perua que vive praticamente só em uma das casas mais ricas da cidade. Cheio de dívidas e fugindo da polícia por ter instalado gambiarras em toda a vila onde morava, ele pede asilo na casa da irmã, que o acolhe a contragosto. Ela é casada com Duarte, um empresário que vive viajando. Os filhos do casal, Duarte Júnior e Elizabeth, estão em um colégio interno na Suíça. Na mansão, a única companhia de Marjorie é o mordomo Ronald. Ao longo da história, Marjorie vê seu mundo ruir ao saber da falência da empresa do marido e das “gambiarras” feitas por ele e por todos na casa para manter a aparência para a alta sociedade.
Esse é o enredo da novela Gatos e Gambiarras, que estréia na Rádio Justiça segunda-feira, dia 21/7. O episódio fala sobre as conseqüências da prática da “gambiarra”, que é crime de furto e dá cadeia.
Histórico
Justiça em Cena é um projeto da Rádio Justiça iniciado em 2004, quando a emissora foi inaugurada. Retomado e reelaborado em 2007, o programa atualmente tem episódios semanais. Entre as edições anteriores, Reunião de Família enfocou a reinserção de ex-presidiários na sociedade. Alice no País do Trabalho falou das formas ilegais de exploração do trabalho. Liquidação de Emoções tratou do Direito do Consumidor e das relações de consumo, e As Aventuras do Defensor Público enfocou o dia-a-dia desse profissional do Direito. Osso Duro é sobre a banalização dos chamados danos morais; Bucaneira FM mostra as possíveis conseqüências de se montar uma rádio pirata; Bicho Solto retrata crimes ambientais e A Fonte da Juventude tem como tema o Estatuto do Idoso. A última, 1932, resgatou a história da Revolução Constitucionalista e lembrou o voto das mulheres.
Em novembro de 2007, Justiça em Cena foi considerado "Melhor Programa de Rádio" pelo 5º Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça. O projeto conta com a colaboração de técnicos, editores e repórteres da Rádio e da TV Justiça. Gatos e Gambiarras tem as vozes de Joca Sanz, Odete Rocha, Roberto Rosemberg e Tomaz Menezes. O roteiro é de Guilherme Macedo, direção de Viviane Yanagui e sonoplastia de Marcus Tavares.
No ar
Gatos e Gambiarras será veiculada em nove horários, de segunda a sexta-feira: às 5h50, 10h50, 13h50, 14h50, 17h50, 20h50, 23h50, 1h50, 3h50. Sábado e domingo, às 20h, a rádio apresenta o compacto com a história completa.
A Rádio Justiça é sintonizada em 104,7 MHz, em Brasília, via satélite ou pelo site www.radiojustica.gov.br. O áudio de todas as radionovelas produzidas está disponível no site.

Nenhum comentário:

Powered By Blogger